Salmão transgênico é comercializado pela primeira vez no Canadá e nos EUA
Alimentos transgênicos não são novidades para ninguém, afinal quem nunca foi no mercado e encontrou o símbolo de aviso "milho transgênico na produção deste alimento".
Esse alimentos ainda são um grande dilema para grande parte da sociedade, afinal a modificação genética ainda é um tabu a ser discutido. Grande parte da população quando ouve essas duas palavras "modificação genética", já tem a imagem da novela "O Clone". (Hahahaha). Ou imagina que comendo alimentos assim, irão mudar os seus genes e você virar um mutante (algo que seria bem legal, afinal tem o X-men).
Felizmente a modificação genética não é isso.
"Então o que é?"
De uma forma muito simples, são modificações em determinados genes para que o mesmo possa se tornar mais expressivo e assim aumentar o nível daquela proteína ou produção de substância no organismo, ou até mesmo faze-lo parar de funcionar e todas as consequências que vem através dessa mudança.
Normalmente alimentos transgênicos estão relacionadas ao reino vegetal, seja na planta, efetivamente, seja em algum organismo que está relacionado a sua sobrevivência, como o Baculovírus, que infecta insetos e são utilizados para diminuir o uso de pesticidas nas plantações.
Também é importante ressaltar que os transgênicos devem sempre estar sendo criados separadamente dos não-transgênicos, para evitar que haja cruzamentos e então que os genes modificados sejam disseminados, o que pode causar um grande descontrole no ecossistema. E por isso é altamente controlada a produção e comercialização desses tipos de alimentos.
Porém após 25 anos de espera, foi aprovado no Canadá e nos EUA a comercialização do primeiro animal transgênico como alimento. O salmão AquaBounty. Esse animal foi criado para que tenha o crescimento mais acelerado, e com isso atinja o tamanho "ideal" em menos tempo, o que facilita a sua rápida comercialização. (E o gosto continua o mesmo!!!)
Na imagem é mostrado dois salmões, ambos com a mesma idade. O AquaBounty é o de trás, o qual podemos observar que é quase o dobro do tamanho de seu irmão selvagem.
Será que mais animais transgênicos virão para nossas mesas?
O que vocês acham sobre o assunto?
São a favor ou tem medo desse tipo de alimento?
Não esqueçam de escrever nos comentários.
Fonte: Nature - nos EUA / Nature - no Canadá