TCC e agora?
Ano de TCC chegou (ou está pra chegar) e tudo que você pensa é: "e agora?". Normal, que atire a primeira pedra quem nunca pensou assim!!
Escolher tema, achar artigos, pesquisa, orientador, conciliar tudo com o estágio, são por esses pontos e muitos outros que nós do Gloriosa decidimos falar um pouquinho sobre esse tema!!
Para começar é muito importante que você tenha um orientador, normalmente a galera continua com o professor com quem estava fazendo a iniciação científica, para dar continuidade ao trabalho. Mas se você não tem, não se desespere, basta entrar no site da faculdade, procurar os professores do seu curso, selecionar aqueles que tem a linha de pesquisa para o assunto que você curte e tentar!!
Essa é a palavra, tente, não tenha vergonha, nem fique esperando um professor se oferecer, porque isso vai ser difícil!
O tema do TCC, bom se for revisão de literatura, fica mais fácil escolher o tema com que você vai trabalhar, mas se for pesquisa, ai fica mais complicado escolher, normalmente o professor irá encaixar em um tema que o laboratório já está trabalhando, mas claro que com outros objetivos que os demais.
Levantamento bibliográfico, desculpa quem não acha, mas para mim foi a parte mais chata e uma das mais difíceis do trabalho. Primeiro que você não para de procurar artigos até você terminar o trabalho, a grande maioria precisa ser atual, para que seu trabalho também tenha relevância cientifica.
(para quem não viu, temos onde achar e como procurar artigos científicos clicando aqui)
Além de tudo isso, se você está fazendo pesquisa experimental, você ainda tem que esperar reagente, colher amostra, enviar para CEP, CEUA (etc), refazer até dar certo, portanto planeje-se!!
Como se não bastasse tudo isso, ainda vem a boa e velha parte: escrita do TCC, nós sempre deixamos tudo para o último semestre, onde tudo se acumula, sendo que essa é a parte mais trabalhosa.
Portanto uma dica que dou por experiência própria, se conseguir, já escreva antes a introdução, já procure os artigos que possam te ajudar, porque é menos uma parte da lista de coisas que precisam ser feitas!!
Procurem qual deve ser a formatação a ser seguida, o que precisa conter no texto e borá escrever, apagar, reescrever, apagar, tentar de novo e de novo!!
Tudo isso da trabalho, mas quando "seu filho" fica pronto, você se enche de orgulho e fica muito aliviado e tudo isso vale a pena!!
Para terminar, respire fundo, tenha calma, que no final tudo da certo!!
Então boa sorte para quem está começando o final do curso!!
Saudações Biomédicas!