Habilitações - Como funcionam?
Muitos alunos não sabem como funcionam as habilitações (eu aprendi para escrever para vocês, espero conseguir passar a informação). Perguntas como "o que eu posso fazer quando me formar?" ou "posso trabalhar aonde eu quiser, agora que me formei?" são comuns na mente de qualquer estagiário. E essa dúvida persiste até o momento que nos formamos e nos registramos no Conselho Regional de Biomedicina.
Nós, (futuros) biomédicos, podemos conquistar 35 habilitações (tabela com todas abaixo), o que gera uma grande confusão na mente de qualquer biomédico, como a gama de possibilidades é grande sempre pensamos que vamos conseguir emprego em qualquer lugar para poder exercer a função que é necessária (e que não precisaremos ficar em casa, desempregados), mas esse é o problema, nós não podemos.
Nossas habilitações, assim que formados, são garantidas pelo estágio que fizemos. Por exemplo: na UFTM temos estágio em análises clinicas e em pesquisa portanto sairemos habilitados como analistas clínicos e pesquisadores, enquanto na Universidades Mogi das Cruzes você tem a liberdade de escolher aonde fazer o estágio. E tem casos na qual a universidade obrigatoriamente tem o estágio de análises clínicas e pode-se fazer outra área de sua escolha.
Além de habilitações que só conseguimos após realizar cursos de especialização, como é o caso da maioria dos Perfusionistas. Temos também casos em que precisamos prestar concursos públicos para que se possa aprender e se tornar um especialista, como é a Perícia Criminal.
Sem a habilitação para trabalhar na área, estamos sujeitos a investigação e até termos a nosso registro cassado, ou seja, não façam isso. Caso queiram trabalhar em uma área que seja diferente a qual está habilitado, procure o CRBM ou CFBM que eles poderão orientar como conseguir a habilitação desejada.
Esperamos que tenha ficado claro para todos, qualquer dúvida postem nos comentários.
Saudações Biomédicas