top of page

Entrevista com Thamyres Alves - Estética

A entrevista de hoje é com uma das novas referências em estética.

Biomédica formada pela FAB de Brasília, responsável pela Estética Renata Almeida, com aprimoramentos na área, concluindo a pós graduação em Biomedicina Estética. Representa uma marca exclusiva na área da estética, Licenciadas Palazzo.

Eduardo: Você sempre quis seguir essa área ou conheceu na graduação?

Thamyres: Na verdade, igual a maioria das pessoas, eu não conhecia a Biomedicina. Minha primeira opção de graduação sempre foi a Medicina. Eu me preparava para os vestibulares fazendo cursinhos preparatórios próprios para isso e simultaneamente cursava Administração (nada haver né?!). Acontece que eu passei pela “crise” que a maioria dos estudantes passam, “seguir a profissão que amo” ou “seguir a profissão mais acessível a mim.” E foi no meio dessa indecisão que eu resolvi começar um curso na área da saúde, que seria até então “aproveitamento” de matérias para quando eu passasse em Medicina. Sem nenhuma explicação plausível no momento, eu apenas consigo dizer que me identifiquei com o curso e com a rotina que eu comecei a viver, sendo ela de laboratório, aulas práticas, pesquisas e etc. Eu simplesmente me apaixonei pelo que a Biomedicina é, mesmo várias pessoas não sabendo ainda sobre a nossa importância, a área cresce constantemente, não é à toa que é vista como a “profissão do futuro”, futuro o qual já estou vivendo!

E: Como é a atuação do biomédico na área? Quais tipos de procedimentos podemos realizar?

T: Nós biomédicos Estetas temos uma área vasta para atuação, exceto cirúrgica. Temos sob comprovação científica métodos e técnicas onde aplicam-se tratamentos para disfunções corporais, faciais, envelhecimento fisiológico relacionados a derme, tecido adiposo e metabolismo. Proporcionamos saúde e bem estar através dos procedimentos, que na maioria das vezes requerem uma reparação tecidual. Para que isso aconteça, o biomédico atuante precisa ter conhecimento sobre tecidos, metabolismo, fisiologia, ou seja, ter todo um entendimento dermatofisiológico. Essa área permitiu que saíssemos de uma rotina laboratorial e fossemos em busca de uma atuação mais “calorosa”. Podemos realizar uma consulta estética onde será feita uma Anamnese corporal ou facial do paciente, procedimentos invasivos e não invasivos, vai depender basicamente da especialização de cada profissional. Dentre os mais conhecidos tratamentos estéticos estão a Carboxterapia, Fios de Sustentação, Intradermoterapia/Mesoterapia, Intramuscular, Microagulhamento, Microvasos, Preenchimento, Bioplastia Nasal, Toxina Botulínica, Laser´s (fracionado, para remoção de tatuagens ou clareamentos da pele), LED, Luz Intensa Pulsada, Correntes Elétricas, Radiofrequência, Ultrassom focalizado. Como dito anteriormente, a área é extensa, além de todos esses procedimentos, o Biomédico Esteta pode ser RT (Responsável Técnico).

E: Qual a parte mais interessante de se trabalhar na área?

T: Para mim é o contato físico, porque a rotina nunca é a mesma. Trabalhamos com pessoas onde cada um tem um objetivo, não existe um padrão. A única regra é trazer de volta a auto estima perdida respeitando os parâmetros de cada um.

E: Como funciona a especialização?

T: Nós temos a pós graduação em Biomedicina Estética, onde nos capacita trabalhar com vários procedimentos, além disso, sempre em busca de conhecimento, temos vários cursos, cada um voltado para a especialidade desejada. A estética passa por várias atualizações então é necessário que sempre atualizemos as técnicas do mercado.

E: Quais as maiores dificuldades que os biomédicos encontram em atuar nessa área?

T: A inserção no mercado de trabalho não é algo tão fácil assim, pois a Biomedicina Estética surgiu “recentemente.” Antes entendíamos que Doutores ficariam responsáveis pelos tratamentos de pele, hoje com o crescimento da estética já somos aptos a isso, claro que respeitando os nossos parâmetros de atuação. A resistência das pessoas em relação ao nosso entendimento dermatofisiológico tem diminuído, nos trazendo cada vez mais, espaço para essa área linda. A regra é não ser mais um ao entrar para a área, destaque-se!

E: Você acredita que existam oportunidades fora do país?

T: A Estética em si já tem uma proporção internacional, mas acredito que a forma mais fácil para atuação seja fazendo intercâmbio para estudos. Como pesquisador na área da Estética por exemplo, as chances de atuação aumentariam porque a visibilidade em relação a área seria voltado para essa linha de pesquisa. Não conheço nenhum profissional que trabalhe no exterior, mas existem projetos da Priscila Palazzo para levar a Estética Priscila Palazzo para Miami, que hoje é referência nacional em estética. Fora do Brasil prontamente não sei responder, mas em Brasília, nós da Estética Renata Almeida, representamos essa exclusividade e fazemos parte das Licenciadas Priscila Palazzo.

E: Qual conselho você daria para quem quisesse seguir a área?

T: Independente da área de atuação, a sugestão que eu faria é sempre buscar se aprimorar desde a graduação. O contato com outros profissionais já atuantes te dão uma certeza de qual caminho seguir. Além disso, existem canais como “Estética na Tv” que falam sobre novas técnicas, novidades da área, e etc. É bem amplo os meios de acesso, seja ele palestra, estágio, vídeos, o importante é estar envolvido, pois acredito que a paixão por aquilo que faz vem de acordo com o conhecimento que se tem, não tem como atuar em algo que não se domina. Meu conselho final é sempre fazer o que gostamos, porque assim temos determinação para ir atrás da nossa realização pessoal e profissional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page