Diagnóstico de malária por menos de 1 dólar
A malária é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. Mais de 500 mil pessoas morrem a cada ano vítimas da malária, sobretudo na África, essa doença tem seus sintomas muito parecidos com os da gripe, e seu diagnóstico em países sem infra estrutura acaba sendo muito difícil, por ser muito caro.
Pensando nisso, bioengenheiros da Universidade de Stanford criaram dispositivos que podem ajudar e salvar essas pessoas de países pobres com baixa infraestrutura no diagnóstico da malária!
Um dos pesquisadores, Manu Prakash, tem como linha de pesquisa a criar soluções baratas com foco no cuidado da saúde em países pobres. A primeira das invenções foi denominada Paperfuge, que é a junção de papel e centrífuga, e a outra também utilizada para o diagnóstico é um microscópio de papel e as duas juntas, custam menos que 1 dólar!!
A centrífuga de papel foi inspirada em um antigo brinquedo, ela é utilizada para separar o plasma do sangue dentro de microtúbulos, alguns testes mostraram que a amostra pode girar a até 125.000 rpm, sendo que uma profissional gira a 15.800 rpm.
Já o microscópio de papel, além de ser muito fácil de montar, ele pode aumentar em até 140x e você ainda consegue carrega-lo no bolso!!
Fácil, não??
Bom, se você quiser saber mais sobre as invenções, clica aqui no video!!
https://www.youtube.com/watch?v=6KWjTqU-05w