VRE e o superantibiótico
Já ouviu falar das bactérias VRE? Vem do inglês que significa Enterococos resistentes a Vancomicina. São bactérias gram positivas presentes no trato gastrointestinal e genital feminino. As principais espécies causadoras de infecções nos seres humanos são: E. faecalis e E. faecium. Sua transmissão acontece principalmente pelas mãos de profissionais de saúde e por equipamentos médicos, principalmente entre indivíduos hospitalizados.
Como é feita sua identificação?
Em ambientes hospitalares é feito a coleta de swab retal dos pacientes, em seguida é semeado em meio líquido BHI, e é incubado por 24hrs, caso o meio fique turvo, significa que houve crescimento bacteriano, em seguida é semeado em ágar sangue e também incubado, se houver crescimento, fazer as provas:
PYR: se for negativo - Negativo para VRE
se for positivo - Fazer teste Arabinose, manitol, arginina, Bile esculina e NaCl 0,5%
Enterococcus faecium: arabinose +, manitol +, arginina +, bile esculina + e Nacl +
Enterococcus faecalis: arabinose -, manitol +, arginina +, bile esculina + e Nacl +
Esta bactéria é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das bactérias resistentes a medicamentos que mais ameaça a saúde humana. Pensando nisso, uma pesquisa publicada na revista PNAS, sugere uma nova droga de combate, reduzindo as formas de defesa das bactérias.
Como a vancomicina não é mais eficaz, os cientistas do Instituto Scripps estão tentando renovar o antibiótico para tentar restaurar a sua capacidade de matar a bactéria. Modificaram a estrutura molecular do antibiótico para que ele consiga destruir a parede bacteriana e ainda adicionaram 2 novas formas de matar a bactéria, ou seja, possui 3 mecanismos diferentes.
A vancomicina é um antibiótico usado como último recurso em algumas infecções sérias, Boges, um dos responsáveis pela pesquisa diz que "Mesmo que encontrassem a solução para se livrar de um dos mecanismos, ainda restariam dois para matá-los. Os médicos podem usar essa versão modificada da vancomicina sem medo de que a resistência apareça".
Bem promissor, não??
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/geral-40100780
http://www.biomedicinaemacao.com.br/2015/08/vre-enterococos-resistentes-vancomicina.html