Ovários de impressora 3D fazem ratas estéreis darem à luz
Um dos maiores problemas para pessoas inférteis é que os procedimentos que possuímos hoje não são a longo prazo e estes pacientes ficam sem opção. São eles: reprodução assistida e procedimentos de restauração hormonal, incluindo fertilização in vitro e transplantes ováricos.
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, viram na tecnologia de impressoras 3D uma possível solução.
Eles construíram um ovário artificial para algumas ratas inférteis. Este ovário nada mais era que um andaime poroso feito de gelatina formada por colágeno, com diversos pontos em que as células pudessem se apoiar.
Eles implantaram os ovários cheios de folículos nas ratas e após uma semana os implantes já estavam ligados aos vasos sanguíneos e começaram a liberar os óvulos na medida que eles iam amadurecendo.
Das 7 ratas que acasalaram após o implante, 3 deram à luz a filhotes que vieram desses ovários.
Ainda não sabem como isso iria funcionar em humanos, mas a ideia é de que esse procedimento consiga ajudar mulheres que nasceram ou desenvolveram algum tipo de doença reprodutora.
Ficou interessado? Mais informações no artigo: https://www.nature.com/articles/ncomms15261
E ai, acha que será viável para humanos? Deixe seu comentário no post!!!
Referências:
- LARONDA, Monica M. et. Al. A bioprosthetic ovary created using 3D printed microporous scaffolds restores ovarian function in sterilized mice. Nature. 16 May 2017.
- http://www.ageracaociencia.com/2017/05/31/ovario-sintetico-de-impressora-3d-permite-que-ratas-inferteis-deem-a-luz/
- http://exame.abril.com.br/ciencia/rata-esteril-da-a-luz-com-ovario-feito-em-impressora-3d/