Cientistas criam útero artificial
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, onde cerca de 30 mil bebês nascem muito prematuros, entre 23 e 26 semanas de gestação sendo que o normal são em média 40 semanas.
Na tentativa de ajudar esses bebês, foi desenvolvido uma bolsa com fluidos que simula o ambiente uterino e as funções da placenta. Os estudos pré-clínicos foram realizados com cordeiros e eles tiveram condições para continuar crescendo!
Com 23 semanas, os prematuros são muito frágeis, seus órgãos não desenvolveram completamente e os pulmões ainda não conseguem fazer a respiração. O índice de mortalidade é de aproximadamente 70%, além de que os sobreviventes podem apresentar problemas por toda vida.
Alan Flake, cirurgião especializado do hospital de Crianças da Filadélfia, é o coordenador da pesquisa e disse que o intuito do trabalho é criar um ambiente entre o útero materno e o mundo exterior, de forma que os bebês poderiam ficar nessas bolsas até completar 28 semanas, substituindo incubadoras e ventilação mecânica, o que aumentaria muito a condição de vida desses bebes!
Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/cientistas-criam-utero-artificial-para-ajudar-bebes-prematuros/