Quais matérias tenho que saber para ser um Perfusionista??
Um Perfusionista tem que saber muito "hemato" e "anato"? Bioquímica e "Farmaco" são meus terrores. Tenho que saber? Sou péssimo em "fisio".Posso ser um Perfusionista?
Perguntas assim são comuns!
Quem enxerga esse mundo por fora não entende toda a complexidade que a circulação extracorpórea engloba, pensando que ela se resume as coisas visíveis (coração = anatomia, sangue = hematologia, etc).
Um bom Perfusionista tem que dominar a patologia, ter conhecimento do que o cirurgião está fazendo em campo, afim de entender as diversas doenças que um paciente pode ter, seja adquirida ou congênita. Ele precisa interpretar os exames bioquímico, hematológico e gasométrico do paciente, entender de função renal e neurológico, detectar as alterações e suas causas rapidamente. Além disso, ele tem que ser cauteloso, atencioso e perspicaz para evitar infecções, embolias, grandes alterações orgânicas, perda ou ganho de volume desnecessário... enfim, a Perfusão é Interdisciplinar, logo o Perfusionista também deve ser multidisciplinar!
Vocês querem saber algo mais específico sobre perfusão? Poste nos comentários, queremos tirar as suas dúvidas.