Dispositivo TAP prometo coletar sangue "sem" agulhas.
Ao coletar sangue em exames de rotina o maior problema, normalmente é a agulha. Aquela picada incômoda e que deixa muitas pessoas incomodadas, e em alguns casos levam ao desespero, vômitos e/ou desmaios.
Um novo dispositivo promete revolucionar essa questão e assim evitar que muitas dessas pessoas, evitem sofrer tanto assim para coletar sangue, afinal promete ser "sem" agulhas. Porém, (por ironia do destino,) são utilizadas 30 agulhas mais finas e que atingem a camada mais superficial da pele, coletando o sangue do paciente em 2 minutos (rápido não?) cerca de 100 microlitros de sangue, suficiente nos EUA para realização dos exames.
O TAP (Touch Activated Phlebotomy, ou na tradução livre, Flebotomia Ativada pelo Toque), foi desenvolvido a primeita vez em 2014 pela startup Seventh Sense Biosystems em Medford, Massachussets. Porém agora em 2017 que o pequeno aparelho começou a aparecer em eventos tecnológicos da área da saúde, podendo começar a ser desenvolvido em grande escala ainda esse ano.
“Eu realmente não sinto nada”, disse Jessica Wakefield, uma funcionária da empresa que recentemente demonstrou como funciona o dispositivo. “Não tem dor”.
De acordo com o diretor-executivo do Seventh Sense, Howard Weisman, os próprios pacientes poderiam coletar suas próprias amostras de sangue em casa, e nós, Biomédicos ou técnicos da coleta não teríamos que se preocupar em encontrar uma veia proeminente. (Gosto de coletar sangue, gosto de sentir as veias e acertá-las).
O dispositivo já foi testado junto com a FDA (US Food and Drug Administration, tipo a ANVISA nossa, porém muito mais atualizada). A previsão é que custe cerca de 100 reais cada dispostivos (US$30,00).
Para os curiosos de plantão, como funciona o dispositivo (em inglês).
E ai, vocês acham que compensa? Será útil? Vocês utilizariam?
Respondam nos comentários!!