Qual a atuação do Biomédico na Imagenologia??
Oi Biomeds queridos!!!
Meu nome é Ivana, sou biomédica e atuo na área de Imagenologia em São Paulo e vim aqui hoje contar pra vocês um pouquinho sobre: como é a atuação do biomédico, como funciona o mercado de trabalho, os prós e contras e curiosidades.
Primeiramente, gostaria de desmistificar aquela impressão que a maioria tem de que trabalhar com Imagem é saber sobre Raio X e posicionamento, porque infelizmente esse é o conteúdo da maior parte das aulas nas faculdades (isso quando a faculdade tem Imagenologia na grade curricular).
A grande verdade é que essa área é muito mais legal e dinâmica!
O biomédico pode conseguir a habilitação em Imagem durante a faculdade, fazendo estágio obrigatório no último ano em algum hospital ou clínica que seja conveniado com a faculdade, ou então fazer uma pós graduação na área (o que inclui toda a parte teórica e prática).
“Mas Ivana, o que faz o biomédico que trabalha com Imagem? Aperta botão?”
Ahhhh, aí que você se engana hehe.
Normalmente o biomédico realizará Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e/ou Medicina Nuclear (exames de cintilografia e PET-ct) Além de ter que entender um pouco da física envolvida em cada um desses setores (sobre radiação, campo magnético e radioproteção), o profissional vai também ter que lidar diretamente com os pacientes e usar bastante os seus conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e até Bioquímica para realizar os exames e saber aplicar os protocolos em cada caso específico.
É uma área bem dinâmica e os exames de Imagem são muito específicos e (particularmente acho) muito bonitos!
O profissional da área tem um dos melhores salários da classe, mas tem que estar ciente que vai se expor a riscos como radiação, ruídos e contato com material infectante e perfurocortantes. O que, normalmente aumenta ainda mais o salário e reduz o tempo de trabalho!
Atualmente, é uma área bem procurada, o que dificulta um pouco o ingresso no mercado de trabalho. Mas, como um pouco de dedicação e busca, é bem rotativa e muito necessária, principalmente nas cidades grandes, onde o número de hospitais e clínicas cresce cada dia mais!
No próximo post eu vou entrar em maiores detalhes sobre os exames de Tomografia, Ressonância e Medicina Nuclear para você conhecerem mais um pouquinho sobre como funcionam, pra que servem, quais são os riscos e benefícios para paciente e profissional.
Deixem suas dúvidas e sugestões e compartilhem com os amigos!
"BEM VINDA IVANA, nova colaboradora do Gloriosa Biomedicina"