Soro x Plasma
Muitos estudantes durante a graduação já tiveram dúvida sobre a diferença entre o que é o soro e o que é o plasma, então vou te explicar!!
O que temos no nosso corpo é o Plasma sanguíneo, que nada mais é que a parte líquida do nosso sangue, em que as hemácias estão suspensas. O plasma é composto por água, componentes orgânicos, inorgânicos, lipídeos, proteínas, dentro delas a Albumina, que é essencial para o corpo, além de fatores de coagulação e fibrinogênio.
Já o soro nada mais é que o Plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio.
No laboratório:
No laboratório podemos utilizar do soro e do plasma, mas isso depende do tipo de exame que se deseja realizar e também do tubo utilizado na coleta.
- Plasma no laboratório: É possível obtermos o plasma através da adição de um anticoagulante na amostra, por isso fazemos a coleta utilizando tubos com EDTA (roxo), Citrato de sódio (azul), Heparina (verde), entre outros. O plasma é utilizado, por exemplo, nos testes de coagulação, pois os fatores de coagulação estão intactos; esses testes são utilizados o tubo de citrato pois é um quelante de cálcio (mas isso iremos falar em outro post sobre Tubos de Coleta).
-Soro no laboratório: o soro é obtido após a coleta de amostras sem a adição de anticoagulantes, ao contrário do plasma. Nesse, utilizamos os tubos com ativador de coágulo (amarelo e vermelho) que está jateado na parede, isso acelera o processo de coagulação, pois os fatores são consumidos mais rapidamente. No tubo amarelo temos o gel separador que fica entre o soro e o coágulo, para a obtenção de soro com uma qualidade mais alta. E o soro é utilizado em testes bioquímicos e sorológicos.
Fonte: http://www.biomedicinapadrao.com.br/2016/09/diferenca-entre-plasma-e-soro.html
http://www.infoescola.com/sangue/plasma-sanguineo/