top of page

Perfusão por Jonathan Tavares - Parte 2/2

Continuando a entrevista com Jonathan... "Senta que la vem história"

A sua área, Perfusão Extracorpórea, é muito procurada por profissionais biomédicos?

J: Atualmente vem se tornando. Biomédicos Perfusionistas são a maior parcela de toda a totalidade de Perfusionistas no Brasil, porém ainda há um medo muito grande em se explorá-la pelo fato de se tratar, no mínimo, de uma área completamente diferente e, ás vezes, assustadora.

Por que você acredita que a Perfusão, ainda assuste os biomédicos? Você já se viu nessa situação, pensou em sair da profissão?

J: Creio que seja pelo simples fato de ser um setor onde o Biomédico sai da zona de conforto. Nada de bancadas com tubos, pipetas e todo aquele aparato laboratorial que vemos durante toda a graduação. Na Perfusão o Biomédico “sai da caixinha” e mergulha num mundo completamente diferente do habitual.

Nosso ambiente de trabalho passa a ser o centro cirúrgico e, a relação paciente – biomédico se torna extremamente direta e muito próxima, pois existe um o contato com o paciente e durante toda a CEC o Perfusionista é inteiramente responsável pela vida do mesmo. Tenho pra mim esses dois motivos como os principais temores. Também ressalto que a falta de informação em muitos cursos de graduação também pecam em não abordar sobre a área, e isso com certeza influencia num melhor entendimento sobre a Perfusão.

E sim, já tive momentos de “fraqueza”, no qual parei e pensei se eu estava realmente satisfeito com o que escolhi. Claro, como em qualquer setor profissional sempre vamos ter momentos de crise existencial e isso sem dúvidas reflete no âmbito profissional. Tive esses momentos de crise, mas foram transitórios. Apenas um momento de estresse ou coisa do tipo. Uma das poucas coisas que tenho certeza na minha vida é que sim, escolhi e estou na profissão correta! Não deixei me abalar em nenhum desses momentos e assim agir de modo irracional, no que poderia acarretar na minha desistência de atuar.

Que mensagem deixaria aos alunos do Curso de Biomedicina?

Defendam a profissão com unhas e dentes. Façam valer a pena todo o tempo de graduação em que estiverem cursando. Sejam ativos. Não fiquem apenas limitados a sala de aula e a livros, papers e coisas afins. Explorem todas as possibilidades que o curso oferecer. Seja curioso, pesquise mais sobre a profissão e seus diversos aspectos. A faculdade com certeza irá querer lhe engessar, mas seja aquele ponto fora da curva e se destaque. Se diferencie entre os outros e não se deixe moldar por aquilo que a instituição quer, mas sim pelo o que você almeja futuramente como profissional. Com certeza ouvirá algumas coisas ruins sobre a profissão, e isso com certeza será sempre de péssimos profissionais e frustrados. Escute-os, mas sem se deixar levar. Apenas pontuem os erros que estes profissionais cometeram para que vocês não os cometam. Em contrapartida, e assim espero, vocês cruzaram com aqueles que amam a profissão e darão o maior apoio na escolha feita. Dirão bem sobre a Biomedicina, claro, também expondo as dificuldades, mas isso é necessário para que possamos crescer e aprender. Desses sim que vocês deverão tomar como molde e absorver os ensinamentos passados, pois estes com certeza foram os “pontos fora da curva” durante o período da faculdade.

E o que desejo a todos vocês é SUCESSO sempre! Mas lembrem-se, o sucesso é apenas a ponta do iceberg. O que está por baixo dele é muito mais complexo e com muitos obstáculos. Superem-nos atinjam o cume!

Você daria dicas para os alunos que querem seguir a sua área?

J: Sim! Dicas são sempre bem-vidas. Na verdade são mais conselhos baseados no que vivenciei do que dicas.

Primeiramente, que quer se aventurar na Perfusão deve ser destemido. Estar sempre estudando e procurando sempre se aprimorar de modo a oferecer a melhor perfusão possível ao paciente, pois isso é primordial e reflete positivamente no pós operatório do mesmo.

Deixo logo abaixo “Os 10 Mandamentos do Perfusionista”. Nada mais que algumas características essenciais que quem almeja seguir na área deve ter.

Os 10 Mandamentos do Perfusionista:

1- Ter respeito pelo doente.

2- Ser metódico e organizado.

3- Manter a disciplina pessoal e profissional.

4- Ter espírito indagador.

5- Estar sempre atento e pronto para atuar.

6- Ser humilde e solidário.

7- Ter espírito de equipe.

8- Ser calmo.

9- Ser seguro.

10- Ser criterioso e circunspecto.

Retirado do livro: "Temas Atuais em Circulação Extracorpórea" - Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.

Depois dessa entrevista (sensacional) que o Jonathan "Jon" nos concedeu, gostaria de anunciar que o mesmo será um dos nossos colaboradores, que terá a função de falar sobre assuntos que sejam envolvidos a sua área de especialização, fazer contos sobre o que vive na perfusão para podermos conhecer um pouco mais do dia-a-dia e também estará presente em debates sobre a Biomedicina.

Saudações Biomédicas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page