O meu gato tem diabetes?!
Já imaginou qual seria sua reação se o veterinário do seu animalzinho te desse essa notícia?! Louco, não?!
Pois é, mas há várias doenças comuns em seres humanos que estão se tornando cada vez mais frequentes em cães e gatos!!
Uma delas é a Diabetes, de acordo com o professor de medicina da Faculdade Real de Veterinária (RVC) o número de casos em gatos parece estar aumentando, uma estimativa é de que 1 a cada 200 gatos têm diabetes do Tipo 2 e nos cachorros 3 a cada 1.000 tem diabetes do Tipo 1.
Essa doença acaba afetando alguns comportamentos dos animais como sede constante, mais vezes urinando, perda de peso, o que também são sintomas nos humanos. O tratamento pode ser injeções de insulina, como acontece conosco!
Muitos casos de diabetes em gatos têm mais haver com a genética do que com o estilo de vida, apesar deles estarem cada vez mais sedentários!
Outra doença em animais também podem ter o problema na tireoide, a doença é a mesma que acontece em humano.
Os gatos por exemplo tem tendência ao hipertireoidismo, a glândula tireoide produz hormônios em excesso; aqueles que são hiperativos, inquietos, que perdem peso, apesar de comerem muito, são os típicos para essa doença! E como tratamento podemos ter a injeção com iodo radioativo, o que mata as células que estão muito ativas, mas precisam ficar em isolamento por conta da emissão de radiação!
Já os cachorros tendem a sofrer de hipotireoidismo, sua tireoide são pouco ativas, o oposto dos gatos e alguns sinais como aumento de peso, preguiça e lentidão são bem comuns! E como terapia a reposição de hormônio pode ajudar.
Já pensou ter que dar Viagra pro seu cão?! Pois é, mas não tem a mesma função que nos humanos, que é para ajudar na disfunção erétil! Nos cães ele é usado para tratar a hipertensão pulmonar, e como não é para o mesmo tratamento as pílulas usadas para animais são diferentes para os humanos!! (Então não de sua própria pílula pro seu cãozinho)
Os gatinhos também podem ter doenças que atacam seu sistema imune e impedem de combater infecções! Essa doença é chamada de Vírus da Imunodeficiência Felina, que é parecido com o vírus do HIV.
Alguns sinais frequentes dos animais que estão infectados são: febre, pelos frágeis, perda de apetite, inflamação na gengiva e infecções crônicas!
E a última delas é a Epilepsia, essa doença é mais comum em cães, mas não que gatos são isentos disso!
Apesar de causarem convulsões, os sintomas não são fáceis de perceber! O professor Holger Volk, também do RVC indica que uma dieta rica em ácidos graxos pode ajudar nesse tipo de doença e que ainda está realizando testes mais amplos para confirmar os resultados obtidos!!
Fonte: BBC