top of page

Perfusão por Jonathan Tavares - Parte 1/2

"Senta que lá vem história"

Para estrear a sessão de entrevistas, convidei um amigo e também é um dos palestrantes que estará no Encontro Mineiro de Biomedicina, que acontecerá no dia 19,20 e 21 de Maio aqui em Uberaba-MG, o perfusionista Jonathan Tavares.

Eduardo: Por que escolheu Biomedicina?

Jonathan: Costumo dizer que, na realidade, foi a Biomedicina que me escolheu. Tudo aconteceu muito ao acaso. Como grande parte dos colegas Biomédicos, na época do vestibular tentei Medicina. Prestei vestibular na Universidade Federal de São Paulo, porém não tive sucesso. Paralelamente a isso eu havia feito a prova do ENEM em 2008. No ano seguinte obtive uma nota, no qual eu conseguiria disputar por uma bolsa, porém ainda não suficiente para Medicina, e eis que vejo uma opção de curso com o nome de Biomedicina. Pensei: “Bom, deve ter alguma semelhança. Vou descobrir.” Pesquisei sobre o curso e nisso vi as possibilidades que a Biomedicina poderia me oferecer. Até o ano em que entrei na faculdade de Biomedicina nunca havia escutado falar sobre a profissão, então era algo extremamente novo pra mim, no qual fui explorando durante toda a graduação, porém já com certeza do que eu iria querer pra minha vida profissional quando já Biomédico.

Você encontrou dificuldades para atuar nessa profissão? Quais foram essas dificuldades?

J: Não tive nenhuma dificuldade. Muito pelo contrário. Acabei sendo contratado no local onde estagiei. No meu último ano da graduação fui para o estágio curricular obrigatório, no qual minha escolha foi em Análises Clínicas. Isso se deu no Laboratório Central de Análises Clínicas do Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo, Hospital- Escola das Disciplinas de Nefrologia e Urologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Após 6 meses como estagiário recebi uma proposta de ser contratado, porém ainda como Técnico de Laboratório, onde posteriormente fui promovido a Biomédico Analista Clínico logo após colar grau, 6 meses depois de ter iniciado o estágio.

Há quanto tempo você atua como biomédico?

J: Bom, em 2013 atuei por 6 meses como Técnico de Laboratório. Já em janeiro de 2014, logo após colar grau, fui promovido a Biomédico Analista Clínico e lá fiquei até junho de 2015, período que pedi desligamento para que eu fosse trabalhar onde estou atualmente como Biomédico Perfusionista. Ao todo estou há 3 anos atuando como Biomédico.

Como você vê o mercado de trabalho no nosso país, para um profissional biomédico?

J: Ainda deixa a desejar, dependendo da área de atuação de escolha. Na pesquisa e docência creio que seja um dos setores que mais absorva profissionais Biomédicos. Nas Análises Clínicas, área de maior atuação biomédica, o mercado de trabalho é amplo, porém saturado pelo fato de haver tantos profissionais Analistas Clínicos. Isso o torna um setor bem defasado em questão salarial.

Por que você decidiu trabalhar com perfusão extracorpórea? Já atuou em alguma outra área? Se sim, por que não atua mais?

J: Por paixão. Foi o que sempre quis dentro da Biomedicina. Também sou Analista Clínico, atuei em laboratório de Análises Clínicas, mas minha vocação sempre foi a Perfusão. Me fascina meu ambiente de trabalho. Centro cirúrgico, sala de cirurgia, tudo o que envolve o processo cirúrgico. O fato de lidar diretamente com o paciente e participar ativamente em sua melhoria da qualidade de vida é algo gratificante. Em relação as Análises Clínicas não atuo mais porque optei em focar apenas na Perfusão, afinal foi o que me especializei e sempre quis, então procuro me dedicar apenas a Perfusão e assim me aprimorar cada vez mais dentro da minha especialidade.

Final da parte 1. Amanhã teremos o final da entrevista.

Te vejo amanhã,

Saudações Biomédicas.

Fonte da foto Jonathan Tavares.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page