top of page

Água do mar finalmente potável?

Cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem que é possível, devido a descoberta de como utilizar o grafeno para que haja a remoção do sal da água do mar, o que permitiria o seu consumo. Um problema que afeta milhares de pessoas no mundo todo.

Mas antes disso, o que é GRAFENO?

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como diamante, é uma substância em formato plano de espessura de apenas um átomo. (Extremamente fino, não?)

A descoberta dessa nova forma do carbono garantiu o Nobel em 2010 para Andre Geim e Konstantin Novoselov ambos da Universidade de Manchester, porém essa descoberta premiada ainda não sabia de seu potencial de criar um tipo de “peneira molecular” com as membranas de óxido de grafeno modificadas, as finas camadas do material foram usadas de forma que apenas moléculas selecionadas atravessassem (como água), o que iria segurar o sal durante a filtragem.

Em estudos anteriores, não era possível "peneirar" a água, pois parte dos resíduos atravessavam a membrana e isso não a tornava segura para que se pudesse beber. Porém com o novo estudo foi implantada um tipo de parede, feita de resina epóxi, em cada lado do material, o que permitiu uma maior estabilidade no processo e com isso trouxe uma maior segurança para o consumo dessa água. “A concretização de membranas escaláveis com tamanho de poro uniforme até à escala atômica é um passo significativo e abrirá novas possibilidades para melhorar a eficiência da tecnologia de dessalinização”, disse Rahul Nair, um dos autores da pesquisa, em um comunicado da instituição.

Agora o próximo passo é testar em escala industrial, além dos autores esperarem desenvolver nova tecnologia para que seja possível filtrar íons. De acordo com as Nações Unidas cerca de 14% da população mundial sofrerá com a falta de água potável em 2025. Já existem técnicas de dessalinização em funcionamento, porém ambas causam grande impacto ambiental. ”Desse modo, o óxido de grafeno pode fornecer uma solução que, além de mais barata, pode ajudar a salvar o meio ambiente."

Para saber mais sobre o Grafeno e os seus possíveis usos, acesse (em inglês): http://www.graphene.manchester.ac.uk/ (fonte)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page