Você sabe o que é IL-33? E o que ela tem haver com a sepse?
Primeiramente vou explicar o que é sepse. Sepse hoje, é popularmente conhecida como infecção generalizada; segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), não é uma infeção que está espalhada em todo o corpo, mas ela provoca uma resposta inflamatória de todos os órgãos a fim de combater o agente da infecção e por conta dessa inflamação e da infecção descontrolada, o funcionamento de muitos órgãos são comprometidos, o que pode resultar na morte do paciente por falência múltipla dos órgãos.
Mas o que a sepse tem haver com a Interleucina - 33 (IL-33)?
Calma que eu vou te explicar!! Cientistas da USP de Ribeirão Preto descobriram que quando um paciente possui um quadro de sepse e consegue sobreviver a isso, ele acaba ficando com algumas sequelas, entre elas a imunodisfunção, o que o torna mais susceptível a infecções e ao desenvolvimento de tumores.
Ta, mas e ai? Não estou entendendo onde tudo isso se conecta!
Quando o paciente está tentando combater a sepse, com a inflamação, o corpo, junto com essa resposta começa a produzir a IL-33, que é uma substância que faz o reparo tecidual, e então se o paciente sobrevive ao quadro de sepse ele possui muita IL-33 circulando no seu sangue! Essa IL-33 induz um subtipo de macrófago, conhecido como M2, que faz o reparo dos tecidos e junto a isso liberam mediadores como a IL-10 e a TGF- β e essas estão envolvidas na produção de linfócitos T regulados, os famosos T-reg.
Ta, mas T-reg, sepse, IL-33 onde você está querendo chegar?
Pois bem, em um paciente com sepse, que tem elevadas quantidades de IL-33, consequentemente possui muitos T-reg circulando no seu corpo e esses são responsáveis pela imunossupressão pós quadro de sepse, deixando a pessoa muito mais vulnerável a infecções
E o que a gente pode fazer com isso?
Um futuro tratamento pode vir dessa descoberta; como eles fizeram com os camundongos, que trataram os animais que já tiveram sepse com um bloqueador de IL-33 e depois os infectaram e 60% dos camundongos sobreviveram!! O que acham??
Para mais informações, aqui está o link do artigo publicado na revista Nature: http://www.nature.com/articles/ncomms14919
Fonte: